GSL 2020 Season 2 - Final

Final da Temporada 2 GSL - Rogue vs Stats

    A GSL apresenta vários campeonatos presenciais na Coréia do Sul ao longo do ano com grandes jogadores. Neste sábado (15/08), tivemos a final da GSL Code S Season 2 2020, com a presença de dois ex-campeões: Rogue (Zerg) e Stats (Protoss). Após uma primeira temporada dominada pelos terranos, o Zerg buscava mais um título após a sua conquista em 2019, já o Protoss estava buscando o título para se firmar como o principal Protoss da expansão Legacy of The Void. Ambos com histórico vencedor no cenário coreano e em busca de um bicampeonato, tiveram confrontos bem distintos nas semi-finais. 



Semi-final 1: Rogue x DRG (ZvZ)

    A disputa entre Rogue e o experiente DRG prometia bastante. Uma disputa Melhor de 7 (Bo7, abreviação em inglês), até a qual Rogue seguia imbatível nessas disputas,  com DRG buscando um final e estabelecer o recorde de jogador mais velho em final de GSL. 

    No primeiro mapa, Rogue foi dominante, segurando bem a estratégia de Verme Nydus e mantendo bem Macro, conseguiu ganhar do seu adversário. No segundo mapa, Rogue partiu para uma estratégia agressiva (cheese), fazendo uma Incubadora dentro da base principal do seu adversário sem que ele notasse. Com muitos ataques em vários locais, o jogador mais agressivo foi vitorioso. Já no terceiro mapa, DRG voltou com estratégia de Verme Nydus, mas Rogue segurou magistralmente com várias Lagartas Espinhosas e Mutaliscas, que acabaram atravessando o mapa e destruindo a economia do jogador mais veterano. 


Rogue vs DRG Semifinal GSL 2020


    No último mapa da série, uma batalha intensa de Mutaliscas foi travada no meio da Aura da Morte, porém Rogue levou vantagem e encerrou a série com um contundente 4x0.  


Semi-final 2: Stats x TY (PvT)

    A semi-final do Protoss e Terrano prometia ser, e foi, disputadíssima. Stats procurava sua primeira final em dois anos e TY vinha de um título na primeira temporada da GSL. 

    Os dois coreanos vieram com tudo para a disputa logo na primeira partida. TY começou impedindo a expansão natural da base do protoss e o representante de Aiur veio com estratégia agressiva com um Portal Intergalático de proximidade (proxy), mas foi logo visto e isso fez a diferença. Com menos de 6 minutos de jogo, o terrano subiu na base principal do adversário com tanques, soldados e companhia para finalizar a partida. Já na segunda partida, mais alongada, foi decidida no detalhe pela decisão de puxar trabalhadores para consertar exército por parte do terrano e ótimos ataques com Tormentos e Diruptores. 


Stats vs TY semifinal GSL 2020


    No terceiro mapa, TY foi novamente agressivo com proxy 2 Quarteis e puxando trabalhadores para sair com a vitória em Muralha Dourada. O quarto mapa, em Aura da Morte, foi uma disputa equilibrada. Os dois jogadores chegaram ao late game e, após algumas agressões, partiram para troca de base, que no final foi melhor para o Stats. Submarino era o mapa para a quinta partida, que começou com ataque sucessivos do terrano na base do protoss com seus endiabrados, mas não o suficiente para o 'GG'. O protoss conseguiu voltar para partida com uma composição de colossos e imortais e saiu com a vitória. Para finalizar o confronto, Stats fez uma estratégia de Templários das Trevas, usando e abusando da invisibilidade do seu exército para garantir a vaga na final depois de muita luta. 


Resumo da Final - Mapa a Mapa 

!!! ALERTA - CONTÉM SPOILER !!!

Primeiro Mapa - Aura da Morte

    A escolha do mapa foi do jogador Rogue. Stats começou a partida tentando atrasar a expansão natural do zerg, mas logo percebeu que a base estava sendo feita em outro local. Essa estratégia foi efetiva para que diminuir o dano do agressão inicial das duas adeptas do protoss. 

    As transições de exército para os jogadores no meio do jogo foram oráculos, mais cedo, para o protoss e hidraliscas para o zerg, que focou em zergnídeos para o ataque e rainhas e largatas de esporos para defesa dos oráculos. Mais adiante, o exército zerg contava com uma grande quantidade de mutaliscas e hidraliscas. Apesar de Stats ter uma quantidade considerável de Arcontes, Rogue conseguiu usar a mobilidade das Mutas para atrasar a produção do protoss e culminar em um ataque na quarta base com vantagem de exército e aprimoramentos. Rogue abre a série com 1x0. 


Segundo Mapa - Muralha Dourada

    O mapa Muralha Dourada abre muitas opções de jogo por seu design diferenciado dos demais mapas. Porém, as aberturas foram padrão para os jogadores, repetindo a sonda de Stats fazendo com que Rogue expandisse em um lugar mais acima do mapa. 

    O protoss foi para uma estratégia de Portal Intergalático e tratou logo de tirar a visão do zerg matando os dois suseranos que estavam perto da sua base. Para ter informação da estratégia do seu adversário, Rogue pesquisou Carapaça Pneumática e conseguiu ter visão das estruturas de unidades aéreas do seu oponente. A estratégia de Stats de ir para um exército em massa de Fênix, que só atacam unidades no ar, não funcionou por muito tempo e a falta de unidades terrestres fez a diferença. Quando o zerg criou hidraliscas suficientes, foi um ataque direto na natural do seu adversário que, mesmo trazendo todas as suas tropas de volta para defender, não conseguiu fazer muito. Rogue agora abria 2x0 na Bo7.


Golden Wall (Muralha Dourada) PvZ SC2 2020

Terceiro Mapa - Império Eterno

    O mapa da vez era bem voltado para o Macro, mas a estratégia iria depender dos jogadores. Apesar das aberturas padrões para os dois coreanos, Stats decidiu fazer uma estratégia muito utilizada neste patch, aprimoramento de glaives ressonantes para um ataque com várias Adeptas. O jogador zerg se preparou bem para a defesa e impediu que fossem realizados maiores danos, sendo levados um total de 7 zangões no investimento do Stats. 

    Após a falha no seu investimento inicial, o protoss campeão em 2017, foi para um transição de Colossos, Imortais e Tormentos (Com Translação). Do outro lado, Rogue defendeu por muito tempo com baratas e devastadores, mas fez sua transição para Víboras e Furtivos, que funcionam muito bem como counter para Colossos. Essa decisão do zerg, somado com uma boa tomada de decisão para lutas, fez com que ele chegasse ao matchpoint para ganhar a série e levar o título de campeão da GSL mais uma vez. 


Quarto Mapa - Submarino 

    Faltando apenas um mapa para o zerg se sagrar campeão, a disputa foi feita no mapa Submarino. Desta vez, o jogo foi bem padrão desde o início, com a primeira expansão do zerg sendo na natural, como esperado desde o início da série. O ataque inicial de duas adeptas para o protoss rendeu alguns valiosos zangões. 

    Os dois jogadores fizeram estratégias baseadas em push forte em poucas bases. Rogue focando em Baratas e Stats em Imortais e Colossos, uma composição mais demorada. Os dois decidiram atacar quase simultaneamente, mas Stats voltou para defender a porta da sua expansão natural, mesmo lhe custando seu Núcleo Cibernético. A medida que o tempo passava, o exército do protoss foi se mostrando mais efetivo nas trocas e Stats foi expandindo melhor que Rogue. Depois de segurar uma tentativa de ataque do zerg e completar sua terceira base, Rogue se rendeu e concedeu o primeiro mapa Stats. Rogue 3 x 1 Stats. 


Quinto Mapa - Sonho Sempiterno 

    Apesar da vitória no mapa anterior, Rogue ainda estava a apenas uma partida de distância do título. Era esperado um grande confronto de ambos jogadores.

    O jogo começou bem padrão para ambos. Expansão e Fosso de Desova de um lado, 2 Portais e Núcleo Cibernético do outro. Assim que a primeira Adepta ficou pronta, Stats partiu para o ataque com ela. Com a segunda Adepta pronta, fez o mesmo. Pelo lado do Rogue, eram feitos vários zergnídeos. Em produção de exército nesse ponto estava 15 x 4 para o zerg. Esse exército pode não parecer muita coisa, a não ser que o protoss esqueça de "fechar a porta" da sua expansão com alguma unidade em "Hold Position" (Manter Posição). E sim, com um erro básico, os zergnídeos entraram na base protoss, destruiram o pilar, desenergizaram os portais e não tinha mais saída. Fim de jogo e fim de série. Rogue ganha por 4x1 de Stats. 

Rogue campeão da GSL 2020 S2


O(A) final que não se esperava


    O sentimento de muitos fãs de Starcraft 2 é que se esperava mais dessa final. Stats ganhou heroicamente de TY, mas pareceu não estar ao nível de Rogue durante a final. Com escolhas de estratégias duvidosas, facilmente contra golpeadas ou até mesmo erros de principiante, Stats não foi páreo para Rogue.

    Rogue, o imbatível em Bo7, se torna bicampeão da GSL de forma categórica, sendo o primeiro zerg a ganhar duas GSL na era Legacy of The Void.



O que esperar para próxima temporada

A final completa você assiste aqui neste link: Afreeca TV

Siga nossas redes sociais!