Final da Temporada 2 GSL - Rogue vs Stats
A GSL apresenta vários campeonatos presenciais na Coréia do Sul ao longo do ano com grandes jogadores. Neste sábado (15/08), tivemos a final da GSL Code S Season 2 2020, com a presença de dois ex-campeões: Rogue (Zerg) e Stats (Protoss). Após uma primeira temporada dominada pelos terranos, o Zerg buscava mais um título após a sua conquista em 2019, já o Protoss estava buscando o título para se firmar como o principal Protoss da expansão Legacy of The Void. Ambos com histórico vencedor no cenário coreano e em busca de um bicampeonato, tiveram confrontos bem distintos nas semi-finais.
Semi-final 1: Rogue x DRG (ZvZ)
A disputa entre Rogue e o experiente DRG prometia bastante. Uma disputa Melhor de 7 (Bo7, abreviação em inglês), até a qual Rogue seguia imbatível nessas disputas, com DRG buscando um final e estabelecer o recorde de jogador mais velho em final de GSL.
No primeiro mapa, Rogue foi dominante, segurando bem a estratégia de Verme Nydus e mantendo bem Macro, conseguiu ganhar do seu adversário. No segundo mapa, Rogue partiu para uma estratégia agressiva (cheese), fazendo uma Incubadora dentro da base principal do seu adversário sem que ele notasse. Com muitos ataques em vários locais, o jogador mais agressivo foi vitorioso. Já no terceiro mapa, DRG voltou com estratégia de Verme Nydus, mas Rogue segurou magistralmente com várias Lagartas Espinhosas e Mutaliscas, que acabaram atravessando o mapa e destruindo a economia do jogador mais veterano.
No último mapa da série, uma batalha intensa de Mutaliscas foi travada no meio da Aura da Morte, porém Rogue levou vantagem e encerrou a série com um contundente 4x0.
Semi-final 2: Stats x TY (PvT)
A semi-final do Protoss e Terrano prometia ser, e foi, disputadíssima. Stats procurava sua primeira final em dois anos e TY vinha de um título na primeira temporada da GSL.
Os dois coreanos vieram com tudo para a disputa logo na primeira partida. TY começou impedindo a expansão natural da base do protoss e o representante de Aiur veio com estratégia agressiva com um Portal Intergalático de proximidade (proxy), mas foi logo visto e isso fez a diferença. Com menos de 6 minutos de jogo, o terrano subiu na base principal do adversário com tanques, soldados e companhia para finalizar a partida. Já na segunda partida, mais alongada, foi decidida no detalhe pela decisão de puxar trabalhadores para consertar exército por parte do terrano e ótimos ataques com Tormentos e Diruptores.
No terceiro mapa, TY foi novamente agressivo com proxy 2 Quarteis e puxando trabalhadores para sair com a vitória em Muralha Dourada. O quarto mapa, em Aura da Morte, foi uma disputa equilibrada. Os dois jogadores chegaram ao late game e, após algumas agressões, partiram para troca de base, que no final foi melhor para o Stats. Submarino era o mapa para a quinta partida, que começou com ataque sucessivos do terrano na base do protoss com seus endiabrados, mas não o suficiente para o 'GG'. O protoss conseguiu voltar para partida com uma composição de colossos e imortais e saiu com a vitória. Para finalizar o confronto, Stats fez uma estratégia de Templários das Trevas, usando e abusando da invisibilidade do seu exército para garantir a vaga na final depois de muita luta.
Resumo da Final - Mapa a Mapa
Primeiro Mapa - Aura da Morte
A escolha do mapa foi do jogador Rogue. Stats começou a partida tentando atrasar a expansão natural do zerg, mas logo percebeu que a base estava sendo feita em outro local. Essa estratégia foi efetiva para que diminuir o dano do agressão inicial das duas adeptas do protoss.
As transições de exército para os jogadores no meio do jogo foram oráculos, mais cedo, para o protoss e hidraliscas para o zerg, que focou em zergnídeos para o ataque e rainhas e largatas de esporos para defesa dos oráculos. Mais adiante, o exército zerg contava com uma grande quantidade de mutaliscas e hidraliscas. Apesar de Stats ter uma quantidade considerável de Arcontes, Rogue conseguiu usar a mobilidade das Mutas para atrasar a produção do protoss e culminar em um ataque na quarta base com vantagem de exército e aprimoramentos. Rogue abre a série com 1x0.
O mapa Muralha Dourada abre muitas opções de jogo por seu design diferenciado dos demais mapas. Porém, as aberturas foram padrão para os jogadores, repetindo a sonda de Stats fazendo com que Rogue expandisse em um lugar mais acima do mapa.
O protoss foi para uma estratégia de Portal Intergalático e tratou logo de tirar a visão do zerg matando os dois suseranos que estavam perto da sua base. Para ter informação da estratégia do seu adversário, Rogue pesquisou Carapaça Pneumática e conseguiu ter visão das estruturas de unidades aéreas do seu oponente. A estratégia de Stats de ir para um exército em massa de Fênix, que só atacam unidades no ar, não funcionou por muito tempo e a falta de unidades terrestres fez a diferença. Quando o zerg criou hidraliscas suficientes, foi um ataque direto na natural do seu adversário que, mesmo trazendo todas as suas tropas de volta para defender, não conseguiu fazer muito. Rogue agora abria 2x0 na Bo7.