Termos e Gírias do Starcraft 2

Dicas para Iniciantes #2


Muitos novatos no Universo do Starcraft 2 (SC2) chegam pela curiosidade nas plataformas de streaming para assistir jogos e campeonatos, mas se sentem perdidos com tantas informações e termos próprios do jogo. Na publicação anterior do blog, alguns termos básicos e ideia geral do jogo já foram discutidos. Neste post, serão explicados mais termos que você vai ver e ouvir dentro do jogo ou transmissões de SC2. 


Termos e Gírias: 


Expansão = Base criada além da sua base principal.

Natural = Expansão ao lado da principal, embaixo da rampa. Teoricamente, a primeira a ser feita. 



Scout = Enviar unidade para ter visão e informações do jogo do seu adversário. 

Supply block = O momento que o jogador não pode construir mais unidades, pois não tem depósitos de suprimentos (Terrano) ou pilares energéticos (Protoss) ou Suzeranos (Zerg) suficientes. Esse número é indicado no canto superior direito da tela de jogo, no formato de unidades "criadas/possíveis". O limite de unidades é 200/200. 




Harass = Ataque continuo que atrapalha produção ou movimentação do adversário. Normalmente, feito com unidades mais leves e rápidas.

Run By = Ataque em um local menos defendido pelo adversário. Frequente em expansões mais afastadas.

Proxy = Ação feita próxima a base do adversário. Normalmente, feito para adiantar um ataque surpresa.




All in = Ataque com todos os recursos, caso seja inefetivo, o atacante desiste da partida. 

Early Game = Começo da partida, quando se tem poucas estruturas e unidades 

Mid Game = Tempo da partida com que surgem mais expansões, tecnologia e unidades dos jogadores.  

Late Game = Jogadores próximos de se maximizar (200/200), com exércitos bem estruturados. Unidades e tecnologias avançadas.  

Cheese = Ataque inicial poderoso para terminar a partida rapidamente, quase sempre um all in. 

Timing = Tempo que é realizado determinada ação. Jogadores profissionais tem  os "timing" de suas ações e o que esperam do seu adversário. 

Push = Ataque, para facilitar 

Rush = Adiantamento de tecnologias ou unidades para um tempo menor de jogo que o esperado.  

AMove (A+Move) = Termo utilizado para indicar o comando "Ataque + Mover" do jogo. Pode ser utilizado ironicamente para indicar facilidade de determinada jogada ou raça por falta de micro. 

Grupo de controle  = Unidades agrupadas em teclas de atalho pelo jogador. 

F2 = Termo utilizado para indicar o comando "Selecionar todas unidades de exército". Facilita a jogabilidade, mas em níveis mais altos são usados muito mais Controles de Grupo do que "F2". 

GG = "Good Game" ("Bom Jogo", em PT-BR). Utilizado no final da partida. Bom costume entre players. 

GLHF = "Good Luck, Have Fun" ("Boa sorte, divirta-se", em PT-BR). Utilizado no início da partida. Bom costume entre players. 

GLHF, a t-shirt of starcraft, zerg, protoss, terran, starcraft 2 ...

OP = "Overpowered" pode ser entendido como "Dominante" ou "Muito forte".

TvP / ZvP / PvZ, etc = Confrontos de raças. T de Terrano, Z de Zerg e  P de Protoss. PvP não é necessariamente 'Player vs Player' no SC2

Dronar = Alguns narradores falam a palavra Dronar quando se referem ao Zerg usar larvas para fazer mais 'Drone'( 'Zangão', trabalhadores zergs). Os drones são usados para coletar recursos e também criar estruturas.  

Introductory StarCraft 2: Balancing Economy – SC2 Swarm

Multitask = Realizar várias ações ao mesmo tempo.

Seed = Posição de classificação para definir confrontos dos jogadores dentro de campeonatos. 

Drop = Jogada a qual o player utiliza uma unidade de transporte e descarrega unidades de ataque diretamente na base inimiga. (Ex: Drop de soldados com ambunave)

Buff = Quando um atributo ou habilidade é fortalecido (Ex: Velocidade de movimento da Destruidora aumentada de 4.5 para 4.85). 

Nerf = Quando um atributo ou habilidade é enfraquecido (Ex: Alcance de ataque das Rainhas foi diminuído em 1).

MMR = 'Matchmaking Rating': pontos equivalentes a seu 'nível de combate' aos olhos da IA que decide seus adversários online. Você batalha com pessoas do seu nível, ou seja, próximo do seu MMR.

Se liga: muitas unidades e estruturas são chamadas pelo nome em inglês!

Esperamos que depois dessa revisão dos termos de SC2, fique mais fácil acompanhar o jogo.

Agradecemos pelo feedback do pessoal do Amantes de SC2 e Host Clan. 

Se existem algum termo que você acha que ficou faltando, fale conosco


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