Dicas para Iniciantes #2
Muitos novatos no Universo do Starcraft 2 (SC2) chegam pela curiosidade nas plataformas de streaming para assistir jogos e campeonatos, mas se sentem perdidos com tantas informações e termos próprios do jogo. Na publicação anterior do blog, alguns termos básicos e ideia geral do jogo já foram discutidos. Neste post, serão explicados mais termos que você vai ver e ouvir dentro do jogo ou transmissões de SC2.
Termos e Gírias:
Expansão = Base criada além da sua base principal.
Natural = Expansão ao lado da principal, embaixo da rampa. Teoricamente, a primeira a ser feita.
Scout = Enviar unidade para ter visão e informações do jogo do seu adversário.
Supply block = O momento que o jogador não pode construir mais unidades, pois não tem depósitos de suprimentos (Terrano) ou pilares energéticos (Protoss) ou Suzeranos (Zerg) suficientes. Esse número é indicado no canto superior direito da tela de jogo, no formato de unidades "criadas/possíveis". O limite de unidades é 200/200.
Harass = Ataque continuo que atrapalha produção ou movimentação do adversário. Normalmente, feito com unidades mais leves e rápidas.
Run By = Ataque em um local menos defendido pelo adversário. Frequente em expansões mais afastadas.
Proxy = Ação feita próxima a base do adversário. Normalmente, feito para adiantar um ataque surpresa.
All in = Ataque com todos os recursos, caso seja inefetivo, o atacante desiste da partida.
Early Game = Começo da partida, quando se tem poucas estruturas e unidades
Mid Game = Tempo da partida com que surgem mais expansões, tecnologia e unidades dos jogadores.
Late Game = Jogadores próximos de se maximizar (200/200), com exércitos bem estruturados. Unidades e tecnologias avançadas.
Cheese = Ataque inicial poderoso para terminar a partida rapidamente, quase sempre um all in.
Timing = Tempo que é realizado determinada ação. Jogadores profissionais tem os "timing" de suas ações e o que esperam do seu adversário.
Push = Ataque, para facilitar
Rush = Adiantamento de tecnologias ou unidades para um tempo menor de jogo que o esperado.
AMove (A+Move) = Termo utilizado para indicar o comando "Ataque + Mover" do jogo. Pode ser utilizado ironicamente para indicar facilidade de determinada jogada ou raça por falta de micro.
Grupo de controle = Unidades agrupadas em teclas de atalho pelo jogador.
F2 = Termo utilizado para indicar o comando "Selecionar todas unidades de exército". Facilita a jogabilidade, mas em níveis mais altos são usados muito mais Controles de Grupo do que "F2".
GG = "Good Game" ("Bom Jogo", em PT-BR). Utilizado no final da partida. Bom costume entre players.
GLHF = "Good Luck, Have Fun" ("Boa sorte, divirta-se", em PT-BR). Utilizado no início da partida. Bom costume entre players.
OP = "Overpowered" pode ser entendido como "Dominante" ou "Muito forte".
TvP / ZvP / PvZ, etc = Confrontos de raças. T de Terrano, Z de Zerg e P de Protoss. PvP não é necessariamente 'Player vs Player' no SC2!
Dronar = Alguns narradores falam a palavra Dronar quando se referem ao Zerg usar larvas para fazer mais 'Drone'( 'Zangão', trabalhadores zergs). Os drones são usados para coletar recursos e também criar estruturas.
Multitask = Realizar várias ações ao mesmo tempo.
Seed = Posição de classificação para definir confrontos dos jogadores dentro de campeonatos.
Drop = Jogada a qual o player utiliza uma unidade de transporte e descarrega unidades de ataque diretamente na base inimiga. (Ex: Drop de soldados com ambunave)
Buff = Quando um atributo ou habilidade é fortalecido (Ex: Velocidade de movimento da Destruidora aumentada de 4.5 para 4.85).
Nerf = Quando um atributo ou habilidade é enfraquecido (Ex: Alcance de ataque das Rainhas foi diminuído em 1).
MMR = 'Matchmaking Rating': pontos equivalentes a seu 'nível de combate' aos olhos da IA que decide seus adversários online. Você batalha com pessoas do seu nível, ou seja, próximo do seu MMR.
Se liga: muitas unidades e estruturas são chamadas pelo nome em inglês!
Esperamos que depois dessa revisão dos termos de SC2, fique mais fácil acompanhar o jogo.