Entrevista com GustavoLokko e SnakePE - Clã HOST

    A comunidade brasileira de SC2 tem diversas pessoas atuantes no cenário e hoje a entrevista é com dois administradores de um clã ativo na comunidade, o GustavoLokko e o  SnakesPE. Eles são administradores do clã HOST e falaram um pouco conosco sobre como funcionam os clãs no Brasil. 





    Antes da entrevista, vamos conhecer um pouco sobre os convidados:

    Gustavo Maldonado, conhecido como GustavoLokko, tem canal de Twitch e Youtube: Game`s Kingdom (twitch.tv/game_s_kingdom). Gustavo joga o gênero RTS desde os 12 anos de idade, começando pelo Dune 2 (o primeiro RTS que todos seguiram o modelo), seguido de Command and Conquer, Tiberiun Dawn, Homeworld, entre outros. Já no modo online, o primeiro RTS que jogou foi o próprio Starcraft 2. Se apaixonou pelo game, estando até hoje jogando e com projetos. Acabou se interessando em entrar na parte de comunidade e clãs, conseguindo apoio do Clan Host e com os torneios Lokko, que fez antes de entrar na administração. Além disso, foi observador oficial da Copa América pela Viu Studios em 2018 e APM Curitiba Cup.


Gustavo Maldonado, o GustavoLokko


    André César Gomes, conhecido como SnakesPE, tem 45 anos e é educador. Conheceu o Starcraft em 1998 (ainda tendo o manual original da Tectoy) e jogou até o BroodWar, focado no modo campanha. Voltou a jogar em 2012, mas só durou 6 meses por falta de equipamento. Retornou em 2016 e está, até hoje, no jogo. Neste retorno, foi convidado pelo Gustavo a entrar para o HOST e está tentando ajudar o clã desde então. Além do Starcraft, ele joga Destiny 2 e passou um longo tempo jogando simulador de avião. Ainda prefere de jogar o modo campanha e faz umas ranqueadas para aprender com a galera do clã. Também faz algumas streams (twtich.tv/Snakespe) e comenta/narra campeonatos com o Gustavo (Game _S_Kingdom).




André Céar Gomes, o SnakesPE
André César Gomes, o SnakesPE.



Como funciona o Clan HOST hoje em dia?


GustavoLokko: "O Clan Host é um clã aberto e que existe há muito tempo no Starcraft 2. Fundado por Will e outros membros, como uma fusão de clãs, somente o Will se mantem firme e forte no clã até hoje. Desde aquela época, ele é representado por um grupo de administradores do clã para que ele continue ativo; estando no grupo eu, SnakesPE e Will atualmente. Todos os membros que procuram ajuda, tentamos ajudar no possível para que cresçam no jogo e se divirtam. Além desse grupo, o clã também tem o grupo de conselheiros. São membros que dão ideias, dicas e sabem antecipadamente das coisas que teremos no clã, servindo de consultores. Já de movimentação interna, temos membros que conversam entre si, jogam, treinam e fazem uma interação muito legal e que nos motiva a continuar com isso."

SnakesPE: "O Clan Host funciona com membros de todas as ligas. Temos jogadores desde a liga bronze até o GM. Existem campeonatos internos e abertos a toda comunidade. Os treinamento existem entre os membros do Clã, que estão sempre se ajudando. Os de liga mais alta adotam um de liga baixa e acompanham sua evolução."


Como é a interação de vocês com outras pessoas da comunidade além do jogo?

GustavoLokko: "Dependendo da pessoa, passamos a fazer coisas fora do Starcraft 2. Muitos me dão apoio, jogamos outros jogos juntos, trocamos informações e muito mais. Até estávamos vendo vendo um encontro de amigos e HOST em São Paulo, mas esses acontecimentos (pandemia do novo coronavírus) atrapalharam o encontro. Mas, por exemplo, eu fui no APM Curitiba Cup e em um BarCraft que teve aqui em São Paulo, onde encontrei muitos jogadores de SC2. Em ambos, foi muito legal ver e conversar sobre coisas além de Starcraft 2!"

SnakesPE: "A maioria dos meu contatos são restritos a jogar SC2 com a turma da comunidade. Contudo, existem jogadores que tenho maior contato e fazemos gameplay de outros jogos, como o Gustavo, o Lovatel e o Vó maluca."



Ainda é viável pensar em um clan wars de alto nível no Brasil em 2020?

GustavoLokko: "Sim, totalmente, enquanto houver clãs com membros, isso será viável. É uma parte muito legal, pois os clãs tem de ter uma relação amistosa entre si e também uma rivalidade amigável, com isso, eles se esforçam para melhorar sem prejudicar o próximo."

SnakePE: "Temos boas equipes aqui no Brasil. O legal do Clan Wars é a disputa sadia, a troca de experiências e o inventivo a evolução. O mais legal das partidas entre equipes é permitir que jogadores de todas as ligas possam participar."






Qual a importância de clãs  na comunidade de jogos eletrônicos?

GustavoLokko: "Clãs são meio de juntar o pessoal junto para jogar representando uma coisa dentro da comunidade, são muito essenciais. Quando joguei WoW, eu comecei a me envolver com o jogo mesmo quando encontrei um pessoal e nos juntávamos para fazer as coisas do jogo. O mesmo no SC2. Posso falar da Host, além dos amigos de fora do clã, encontro ajuda e apoio para projetos que gosto de fazer, até como um incentivo para o serviço como narrador de Sc2!"

SnakePE: "Já fiz parte de equipes de outros jogos. Fui campeão brasileiro de F-22 Raptor em 2000 e até hoje mantenho contato com meu esquadrão. Inclusive já fizemos encontros para comemorar a conquista do campeonato.

As equipes servem para você aprender o jogo, evoluir e criar laços de amizade que podem durar muito tempo. É sempre mais emocionante jogar com os amigos, mesmo um jogo que mostra grande força no x1 como o Starcraft."




Quais o planos de vocês para HOST e também pessoais no SC2?

GustavoLokko: "A HOST tem planos de continuar firme e forte, crescendo para ajudar players de Starcraft 2, além de fazer projetos junto a comunidade para que a mesma também cresça. Já nos pessoais, pretendo continuar o trabalho, seja como administrador da host ou não. Gosto do que faço e quero continuar fazendo isso!"

SnakePE: "Pretendo deixar a Host cada vez mais ativa no cenário. Isso é possível com a ajuda de todos os membros. Temos um grupo de jogadores muito bons em pensar no crescimento do Clã. Sem esses membros o trabalho seria impossível. 

Quanto aos objetivos pessoal: hmm… que tal pegar mestre? hahaha. É um desafio beeeeeeeeem grande. Mas eu consigo um dia. Enquanto isso vou usando o jogo como parte das minhas aulas, já que tenho um projeto usando o Starcraft2 (bit.ly/starcraftcamenteplanejado). Inclusive alguns de meus ex alunos fazem parte do Clâ Host Academy (HAC)."




Gostariam de deixar uma mensagem final?

GustavoLokko: "Queria inicialmente agradecer a entrevista, a oportunidade de falar com No Space, e ao público que leu até aqui. Trabalho há anos com o cenário como HOST e Game`s Kingdom para trazer coisas novas para a comunidade.  Pretendo continuar com isso, pois vejo um crescimento e isso é um motivador. Vamos continuar a motivar e ajudar os criadores de conteúdo BR de Starcraft 2."

SnakePE: "Sigamos juntos com nossa paixão, o Starcraft 2. Podemos deixar a comunidade ainda mais forte com nossa participação em campeonatos, streams, etc. Aqui no HOST estamos de braços abertos para acolher novos jogadores, não importa a liga.

    Abraços! GLHF!"




O No Space gostaria de agradecer aos entrevistados, a página do Clã e do Torneio HOST Open mensal de Agosto estão abaixo:



Até a próxima pessoal, GLHF!

Siga nossas redes sociais!