ESL Pro Tour 2020 - Mudanças para Season Fall

ESL Pro Tour SC2 2020 - Mudanças anunciadas


A ESL, a organizadora do ESL Pro Tour - Starcraft 2, anunciou mudanças entre as temporadas Summer (Verão) e Fall (Outono) do circuito mundial. 


Ao final da temporada de verão, foi divulgado nas redes sociais um formulário de avaliação da primeira etapa do circuito mundial. Neste formulário, foram feitas várias perguntas aos espectadores de todas as regiões. Perguntas de diversos assuntos como a transmissão dos jogos e ao formato dos campeonatos. A partir das respostas recebidas, a ESL divulgou algumas alterações para o circuito mundial na temporada de outono. Iremos resumir os principais pontos para você com alguns comentários:


1 - Formatos usados nas Regionais EU e NA:


Parte da comunidade reclamou do formato que existiu nas DreamHack Masters EU e NA. Nessas regiões, os jogadores eram colocados em grupos de 8 (4 grupos na EU e 2 na NA). Cada jogador enfrentava todos do seu grupo, com apenas uma Bo3 por dia. O grande questionamento da comunidade é o fato dos grupos serem realizados simultaneamente, fazendo com que não se tenha transmissão de boas disputas. 

Resultado final da fase de grupos da DH Masters NA

A ESL reconhece que fica mais difícil acompanhar a narrativa do campeonato como um todo com vários jogos simultâneos. Porém, esse é o formato que a organização acredita ser o melhor, pois faz com que os jogadores se preparem melhor para apenas um confronto diário. Também seria difícil adequar o calendário e transmissões para todos os jogos.

Para melhorar a experiência do público, será realizado melhorias nas transmissões, mídias sociais e melhorias ingame para que se tenha um melhor acompanhamento do campeonato como um todo.  

2 - Elegibilidade de jogadores que não residem na Região em disputa


As regras atuais da maioria das competições do SC2 permitem que façam parte da competição jogadores residentes nos países da região ou nativos que moram em outra região. Essa regra serve para jogadores como o TLO (Alemanha) jogar na divisão norte-americana e jogadores como Special (México) e Kelazhur (Brasil) disputarem a fase latino-americana mesmo morando na Coréia do Sul e Europa, respectivamente. 

Na última DH Masters da Oceania e Sudeste Asiático, houve um pouco de discussão por causa do Risky, jogador britânico, que nunca residiu na região, mas tem cidadania neozelandesa. A região, assim como a América Latina, tem apenas uma vaga para o DH Master Finals e foi conquistada por alguém visto como 'de fora da região'

Como existem casos em que essa regra é bem aceita, como para Kelazhur e TLO, a ESL decidiu mantê-la, a ESL adicionou duas regras para favorecer ainda mais as pessoas que são residentes na região em questão:
 
  • O jogador que está residindo na região em disputa não será colocado em situações desfavoráveis de ping em relação a alguém que reside fora
  • Não será forçado que o jogador residente na região jogue em um servidor não elegível para um disputa dentro da região

3 - Alterações na transmissão, horários e cronograma dos jogos


Para todos que acompanharam as transmissões de qualificatórias e DHs de mais de uma região, percebeu as grandes pausas entre os jogos de uma região e outra - por exemplo, a espera de mais de 1h entre a Europa e LATAM em alguns dias. Isso se deu por conta da forma que eles estipularam o tempo total dos confrontos Bo3 e Bo5. Eles irão reduzir o tempo estimado para também diminuir as pausas entre regiões. 

A ESL também se preocupou com a forma com que o evento é preparado. Para criar uma experiência melhor para os espectadores, a organização promete mais interação com players (Câmeras dos players e entrevistas) além de mais conteúdo interativo durante intervalos e análises. 

Além disso, existirá uma moderação do chat mais rígida na transmissão oficial da ESL (em inglês). A comunidade de e-sports é, normalmente, voltada a acolher todas as pessoas. Mensagens de conteúdo agressivo e preconceituosos não serão aceitos. As transmissões oficiais também contarão com staff voltada para o público daquela região.    

4 - Outras alterações relevantes


  • Seed dos jogadores na DH Masters Finals:

As regiões menores, como LATAM e Oceania, eram prejudicadas pela forma de seed (#Colocação de nivelamento) do campeonato Finals. Antes, o #1 da LATAM não poderia ser melhor que o #2 NA e nem o #4 EU, o que é algo que gera discussões, pois a região não limita a jogabilidade dos players e essa limitação pode não ser real. Agora, todos os jogadores podem ser 'seedados' sem restrição com base na região. 

  • Refinamento das tabelas de jogos inter-regiões

Confrontos de jogadores de diferentes regiões é feito em servidores pré-determinados pela organização em uma tabela divulgada previamente. O servidor é o mais neutro possível, para minimizar a diferença de ping. A mudança anunciada é que está sendo feita uma revisão dessa tabela, para ver se realmente estão sendo utilizadas as melhores combinações possíveis. 


    Existem outras mudanças e anúncios locais, de transmissão e também sobre premiação. O conteúdo completo em inglês você pode ver aqui.

A ESL se mostrou receptiva a escutar a comunidade de Starcraft 2 e realizar mudanças. O que você espera de mais mudanças daqui pra frente? 

Siga nossas redes sociais!