Entrevista com o Llegollas - Amantes de Starcraft 2

 Entrevista para comunidade #1

No Space é um projeto voltado para o universo do Stacraft 2 e, como isso inclui a comunidade do jogo, a primeira postagem é uma entrevista com uma figura inspiradora dentro do cenário brasileiro: o Neilton  'Llegollas Ribeiro Jr., idealizador e organizador do grupo e do campeonato Amantes de Stacraft 2. O grupo do Amantes é onde se encontram muitos jogadores da comunidade do Brasil, desde novatos a narradores e jogadores profissionais. Lá são divulgados campeonatos, discussões sobre o jogo e também outros conteúdos. Llegollas falou um pouco sobre o sua experiência no SC2 e outras coisas mais.




Amantes de SC2
 


"LLegollas, você poderia contar um pouco como começou sua história com o Starcraft?" 

Llegollas: 

" Minha história no Starcraft (SC) começou de uma forma bem peculiar, pois conheci o jogo na minha adolescência, e nem tinha um PC. Comecei a jogar no console Nitendo 64, ainda era StarCraft Brood War com jogabilidade no console muito diferente da atual, muito mais difícil. Não havia atalhos, nem comandos que facilitam a jogabilidade, mas mesmo assim, o jogo me encantou, e passou a ser meu jogo favorito.

    O tempo passou e me desfiz do console Nitendo 64, e também do SC, fiquei muito tempo sem jogar, e no ano de 2010 me deparei com o trailler do SC2. Fiquei super animado com o lançamento e com uma vontade enorme de jogar, porém não tinha condições de ter um PC. Tentei achar uma lan house que tivesse o jogo, mas não encontrei em lugar algum. Com isso, o tempo foi passando e a vontade de jogar SC2 também passou. Depois de 9 anos (2019), comecei a ver diversos videos de SC2 e senti que jogo era sensacional - muito melhor do que eu imaginava. Comecei a ver videos de torneios e aquilo foi despertando novamente a vontade de jogar, só que desta vez, eu tinha condições de ter um PC. Comprei um PC especificamente para jogar SC2, e a partir de então, o SC2 entrou novamente na minha vida de uma forma bem forte. Hoje faço parte e sou um dos líderes de um dos clãs mais revelantes no cenário BR, TheBad, e sou criador dos Amantes de SC2, que é a maior reunião de players  da nossa comunidade. Sou idealizador, organizador e patrocinador do maior torneio de StarCraft2 da comunidade brasileira, e não faço menção de esforços para ajudar a comunidade a crescer!" 


"Como surgiu a ideia do Amantes (Grupo e campeonato)? Qual o proposito por trás?"


Llegollas:

   " Pra mim, a história da criação dos Amantes de SC2 foi super legal. Após a minha entrada no cenário BR, de forma bem sutil, me deparei com um vídeo do youtuber Vicentin, o qual ele estava vendendo um curso de SC2 para aqueles que queriam melhorar seu desempenho no jogo. Junto com o vídeo ele deixou o link de um grupo no Whatsapp para a entrada dos interessados no curso, eu entrei, pois sabia bem pouco do jogo e junto a mim entraram dezenas de pessoas interessadas também. Em poucos dias, o grupo estava repleto de pessoas que jogavam SC2, muito empolgados com o curso. Foi difícil para o Vicentin manter a ordem no grupo, nunca houve a reunião de tantos jogadores de SC2 em um só lugar, mesmo que fosse virtual. A galera começou a conversar sobre SC2 no grupo, e eram muitas conversas, até que o Vicentin deu uma pequena chamada no pessoal, dizendo que aquele grupo só poderia ser falado coisas sobre o curso MASTERCLASS e que não era permito conversas paralelas, mesmo se fosse sobre o jogo. Tendo em vista a empolgação da galera em conversar sobre o jogo, trocar ideias e experiência, me surgiu a ideia de criar um grupo e chamar essa galera, para que pudessem interagir entre si, e conversar abertamente sobre o jogo. Então, pensei em um nome para o grupo, e como eu Amava esse jogo maravilhoso, imediatamente me veio na mente "Amantes de StarCraft2".

    Após a criação do grupo, mandei o link do Amantes no grupo do curso do Vicentin não gostou muito, e disse para não fazer novamente, então tive que ir no perfil do grupo e chamar a galera 1 por 1, até o último (na época era aproximadamente 60 membros no grupo do curso). Muitos aceitaram, outros não, mas a partir daí, o grupo dos Amantes se formou. O grupo não fez muito sucesso logo de cara, havia semanas que a galera não mandava nenhuma mensagem sequer, e assim foi por alguns meses, até o ponto de bater o desanimo com o grupo. Cheguei a cogitar em fechar o grupo, pedi a opinião do meu amigo BadPower, líder do clã TheBad, (que a propósito, foi através do meu convite a ele pro grupo, que me tornei um dos lideres do TheBad) que me aconselhou a não fechar o grupo, pois não via problema em deixar o grupo lá e deixar a galera falar quando quisesse. Mas eu não estava satisfeito com o grupo parado.

    As coisas mudaram mesmo após o torneio presencial (GravitonCup), em Florianópolis, onde fui com os líderes do clan Thebad. Foi sensacional, conheci diversos jogadores famosos na comunidade, e pude fazer o convite para alguns entrarem no grupo. Com a presença de jogadores importantes no cenário, o grupo foi começando a ficar mais interessante. Os membros começaram a ficar mais empolgados e mais pessoas começaram a aparecer. Então, vendo a empolgação dos membros e o crescimento do grupo, me surgiu a ideia de fazer um torneio interno para membros do grupo. Postei um texto para os membros, perguntando o que eles achavam de um torneio interno, a principio com uma premiação bem simbólica. Através daquele texto, consegui atrair interessados em ajudar a patrocinar um torneio maior com uma premiação legal; vieram a mim: Pulse Reaciton, BadPower(TheBad), Clã DHZ, além do Cosmos e Draft como casters, o que tornou o torneio dos Amantes um sucesso! 

    Desde o inicio, o grupo tinha como objetivo ajudar a comunidade BR a crescer. Colocar mais competitividade no cenário, unir mais os jogadores para trocarem ideias, organizarem novos torneios. O Amantes de SC2 é uma via rápida de comunicação entre os players do cenário, para troca de experiências e conhecimento do jogo; um local onde o mais forte, pode ajudar o iniciante de alguma forma. Hoje, sou extremamente feliz pelo dia que criei o Amantes de SC2 e espero que a cada dia possamos ficar maiores e mais fortes no cenário, quero que o torneio dos Amantes de SC2 seja muito maior e mais reconhecido! Esse é meu objetivo! "

LLegollas SC2 Graviton Cup

(Llegollas (Direita) na GravitonCup 2019)


"Qual a melhor coisa que você conseguiu/vivenciou dentro da comunidade do SC2?"


Llegollas:

    " Posso citar 3 das melhores coisas que me aconteceram no cenário BR. 

    A primeira delas foi ter criado o grupo dos Amantes de SC2. Foi o primeiro contato que tive com players da comunidade e fazer parte de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo que você em um game. É incrível! 

    O segundo acontecimento que foi pouco tempo depois da criação do grupo, foi o convite feito pelo BadPower para ser o líder Zerg do clã TheBad. O clã TheBad foi criado no ano de 2000, porém estava adormecido. Eu fui o primeiro a entrar no clã nesse novo recomeço, o que pra mim é uma grande honra. Hoje, somos um dos maiores clãs BR com bons jogadores que nos representam.

    O terceiro evento que aconteceu comigo no cenário BR foi a ida e a participação do torneio presencial (GravitonCup) em Florianópolis. O evento foi simplesmente sensacional. Lá, pude conhecer os maiores jogadores BR, como Erik, TheZergLord, AliGod, Zinho, Shakit (Nano), Ghost, entre outros. Pude jogar contra eles (Tomando uma surra claro), mas foi uma experiência inesquecível poder estar lá, irmos a churrascaria, pizzaria jogar um futebol. Espero poder ter a oportunidade de reunir a todos novamente. "


SC2 Graviton Cup

(Jogadores da Gravititon Cup)


"Como você descreveria a comunidade brasileira de SC2?"


Llegollas:

    " A comunidade BR de SC2, hoje em dia, é bem pequena. Temos pouca motivação para que os players invistam em jogar competitivamente, temos profissionais parando de jogar por falta de incentivo.

    Mas ainda temos muitas pessoas que estão dispostas a fazer esforço para que a comunidade se mantenha ativa, que tenhamos eventos legais para que os players busquem começar ou voltar a jogar e continuar melhorando. O torneio dos Amantes de StarCraft2 está aí para tentar fazer a diferença na comunidade, os esforços estão sendo postos com muito empenho de um grupo de pessoas que tem como objetivo fazer com que o cenário cresça. O grupo Amantes de StarCraft2 está com grandes planos pro futuro crescer ainda mais, fazer mais eventos nacionais, não apenas Torneios, mas de outras formas Também, temos que apoiar os clãs BR, eles fazem parte desse último suspiro da comunidade.

    Uma coisa que é essencial para o cenário BR de StarCraft2, é o apoio dos jogadores, os organizadores de eventos precisam do apoio de todos, para termos força e motivação para continuar. Apesar de tudo, eu acredito que a comunidade pode ter um futuro legal, temos a chance de crescer, é só juntarmos força que é possível! "


"Qual conselho você daria para um iniciante no SC2?" 


Llegollas:

    "O conselho que dou aos iniciantes é que procurem primeiramente procure jogar com a raça que mais te agrade, a que você achar mais divertido jogar, depois, procure um clã, não necessariamente um competitivo, mas um que va te acolher e te ajudar a entender e evoluir no jogo, StarCraft2 é um jogo complexo, e a ajuda de gamers mais experiente facilita muito processo de evolução do jogo. Depois de achar um clã, ainda sim vai sentir que o jogo é dificil, mas não desanime, com o tempo a evolução é inevitável, procure assistir replays de jogadores melhores, entenda as Bos e tente executar-las, mesmo que seja contra IA (bots)."


"Gostaria de acrescentar mais alguma coisa ou deixar alguma mensagem?"


Llegollas:

    " A mensagem que deixo é para a comunidade!

    A comunidade SC2 BR é pequena, porém podemos usar essa desvantagem para nos fortalecer, vamos apoiar uns aos outros! É só participando dos torneios, assistindo as stream dos Gamers e os Casters BR que narram os campeonatos internacional, e principalmente os nacionais, curtam as páginas do Facebook, Twitter, Youtube e etc... Isso é um incentivo pra galera que faz conteúdo no SC2, que se esforça, para fazer com que a comunidade cresça. Cada um fazendo sua parte, tenho certeza de que a comunidade continuará viva por muito mais tempo!"


 

A organização do No Space gostaria de agradecer a atenção do Llellogas e desejar a todos aquele GLHF!  

Se existem mais pessoas da comunidade ou assunto que você acha que vale a pena colocar aqui, fale conosco


Siga nossas redes sociais!